Carregando...

Quem somos

Início /  Quem Somos

I. O que é o Observatório?

O Observatório de Fortaleza é o ponto estratégico de uma rede de conhecimento voltado à produção, difusão e acesso à informação sobre políticas públicas, gerando confluência de ideias, promoção de diálogos e intercâmbio de experiências com a sociedade. Ele busca influenciar as transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e científicas, qualificando a governança municipal e contribuindo para tornar Fortaleza uma cidade mais acessível, justa, acolhedora e criativa.

Missão

Produzir, difundir e promover o acesso ao conhecimento sobre políticas públicas, oferecendo subsídios para a tomada de decisão dos gestores públicos e contribuindo para a qualificação da governança municipal.

Visão

Ser reconhecido como o núcleo de inteligência do IPLANFOR/Prefeitura Municipal.

Portfólio

Observatório de Fortaleza - Quem somos veja nosso Portfólio
Visualizar
Por que? Para que? Como?
1) Porque é indispensável que as políticas de governo sejam políticas públicas; ● Produzir e gerir conhecimento para subsidiar as políticas públicas e a tomada de decisão dos gestores públicos.
● Estimular e promover a cultura da pesquisa, da produção do conhecimento e do planejamento dos governos e da sociedade.
● Produzindo e fomentando estudos e pesquisas que contribuam para a formulação, implantação, monitoramento e avaliação das políticas, programas e ações com destaque para o Plano Fortaleza 2040, PPA 2018-2021 e LOA, subsidiando a tomada de decisão dos gestores.
● Editando e publicando acervo técnico através de diversos suportes.
● Propondo soluções tecnológicas para a produção e gestão do conhecimento.
2) Porque é insatisfatória a cultura da pesquisa, da produção do conhecimento e do planejamento dos governos e da sociedade;
3) Porque há necessidade de ampliação e aprimoramento da gestão municipal para o monitoramento/avaliação de políticas, programas e ações; ● Realizando oficinas, workshops, seminários, colóquios, encontros e outros eventos.
4) Porque é imprescindível consolidar um locus especial para gerar, acolher e difundir conhecimentos que subsidiem as políticas públicas e a tomada de decisão dos gestores públicos. ● Fortalecer a Institucionalidade do IPLANFOR como o órgão de Inteligência do Governo Municipal. ● Criando uma agenda contínua de diálogo e parceria do Observatório com os Órgãos da gestão Municipal, Estadual e Federal, além de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, especialmente com outros Observatórios, Universidades, Institutos de Pesquisa e Agências de Fomento.
5) Porque é incipiente a identificação e articulação dos governos com os seus stakeholders para a eficiência, efetividade e eficácia das políticas públicas. ● Identificar e articular parcerias que potencializem a Missão e a Visão do Observatório.
6) Porque é estratégico para os governos a integração, transversalidade e sinergia entre políticas, programas e ações. ● Estimular a integração, transversalidade e sinergia entre políticas, programas e ações.
7) Porque a formação interna e externa dos gestores, stakeholders e sociedade necessita de constante aperfeiçoamento. ● Assessorar e realizar formação interna (IPLANFOR e demais Órgãos Municipais) e externa (stakeholders e sociedade); ● Propondo formação interna (IPLANFOR e demais Órgãos Municipais) e externa (stakeholders e sociedade);

II. Quem somos

Cargo Profissional Competências
Diretora Elisângela Nogueira Teixeira Liderar os processos de estruturação e consolidação dos programas, projetos e ações do OGM, junto ao IPLANFOR/Prefeitura de Fortaleza; monitorar, avaliar e aprimorar o processo da Governança da Gestão Municipal de Fortaleza; avaliar de forma integrada os resultados estratégicos de governo e das políticas públicas municipais; identificar e propor canais de diálogo inovadores, assim como a realização de parcerias com os diferentes segmentos sociais: poder público, ONG, empresas, instituições de pesquisa, universidades e outras; contribuir para a análise da efetividade da Gestão Municipal e para a construção ou modificação de indicadores que propiciem a avaliação qualitativa/quantitativa das políticas públicas;promover convênios com entidades técnicas, entidades de estudos e pesquisa, observatórios ou entidades de ensino superior; promover e realizar cursos, seminários, encontros, congressos, simpósios e pesquisas científicas de interesse público, de forma a melhor qualificar os diversos autores envolvidos na governança municipal; desempenhar outras atividades estabelecidas pela Direção Superior.
Gerente do Observatório Louise Gomes Apoio na estruturação e consolidação do OGM; colaborar na elaboração dos instrumentos para avaliação quantitativa/qualitativa das políticas públicas; executar o processo de elaboração, atualização, monitoramento e avaliação de resultados da agenda estratégica de governo (Plano Fortaleza 2040); utilizar as informações oriundas dos resultados estratégicos e de estudos e pesquisas para auxiliar na tomada de decisão e reorientar o Planejamento Estratégico de curto e médio prazo; exercer outras atividades correlatas.
Chefe de Núcleo da Sala Situacional Victor Santos Atuar junto a Gerência de Estudos e Pesquisas na elaboração de instrumentais de pesquisas quantitativa/qualitativa; identificar metodologias para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas a partir das temáticas demandadas/identificadas conforme os objetivos do OGM; propor a realização de cursos, seminários, encontros, congressos, simpósios e pesquisas científicas de interesse público; exercer outras atividades correlatas.
Chefe do Núcleo de Difusão de Conhecimento Edileuva Domingos Produzir e difundir conhecimento para a melhoria da Governança Municipal; selecionar informações relativas às atividades da Diretoria do Observatório de Fortaleza e suas respectivas gerências e produzir o meio de divulgação adequado para cada seguimento; elaborar textos para divulgação na internet e intranet do IPLANFOR sobre o negócio do Observatório de Fortaleza; coordenar a realização de eventos ligados à Diretoria do Observatório de Fortaleza; acompanhar e documentar a execução de projetos da Diretoria ; exercer outras atividades correlatas.
Analista de Planejamento e Gestão área Estudos e Pesquisa / Estatística Rômulo Andrade Elaborar e analisar pesquisas de impacto de políticas públicas, análises de riscos e vulnerabilidades, satisfação de comunidades ou de toda a sociedade; análise de contextos territoriais; desenhar amostras; construir instrumentos da coleta de dados; analisar e processar dados; criação de banco de dados; apurar e monitorar indicadores; executar outras tarefas correlatas.
Analista de Planejamento e Gestão área Políticas Públicas / Economista Anderson Bezerra Elaborar, analisar e interpretar dados e demonstrativos; elaborar, implementar, acompanhar e avaliar atividades e projetos pertinentes ao OGM; elaborar e aplicar instrumentos de acompanhamento, avaliação, pesquisa, controle e divulgação referentes aos indicadores da agenda estratégica (Plano Fortaleza 2040); fornecer informações que favoreçam a tomada de decisão e o acompanhamento da execução de atividades.
Gerente de Estudos e Pesquisas / Socióloga Ellen Garcia Realizar estudos e pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre a cidade de Fortaleza e sua integração com a Região Metropolitana, nas suas diversas dimensões; realizar pesquisas científicas de interesse público, de forma a melhor qualificar os diversos atores envolvidos na governança municipal; identificar, mensurar e reduzir as deficiências de informações necessárias a uma boa governança municipal; dar subsídios à diretoria na produção e realização de cursos, seminários, encontros, congressos, simpósios e pesquisas científicas de interesse público; exercer outras atividades correlatas.
Produtora de eventos Daysi Gomes Conquistar parcerias para eventos, garantir infraestrutura e recursos humanos adequados para a realização das atividades formativas, apresentação de palestras e demais atividades do Observatório, além de sugerir, orçar, acompanhar e monitorar atividades de prestadores de serviço.
Designer gráfico Evilene Avelino Elaboração de identidade visual e criação de conteúdo gráfico para mídia impressa e online.
Mídias sociais Rayana Vasconcelos Atualização das plataformas oficiais do Observatório (Instagram, Facebook e site).
Recepcionista Daniela Ferreira Receber e informar o público sobre a exposição Olhos da Cidade.
Pesquisadora Gabrielle Santana Colaborar na difusão e visibilidade dos projetos estratégicos liderados pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza, bem como das demais secretarias da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que tenham por missão a sustentabilidade e seu impacto na qualidade de vida na cidade de Fortaleza.
Historiadora Thaís Paz Realizar atividades de pesquisa, elaboração e execução de projetos pedagógicos, responsável pela Ação Educativa junto aos estagiários, e acompanhamento dos eventos promovidos pelo espaço.

III. Histórico

Criado em dezembro de 2014, o Observatório da Governança Municipal – OGM, anteriormente denominado Diretoria de Monitoramento e Avaliação, desenvolvia suas ações tendo como principais competências: a) coordenar o monitoramento e avaliação de resultados da agenda estratégica de governo; b) monitorar, avaliar e aprimorar o processo da Governança da Gestão Municipal de Fortaleza; c) avaliar de forma integrada os resultados estratégicos de governo e das políticas públicas municipais; d) identificar e propor canais de diálogo inovadores; e) analisar a efetividade da Gestão Municipal e construir ou modificar indicadores que propiciem a avaliação qualitativa das políticas públicas; f) coordenar a integração das distintas Salas de Situação, existentes ou a serem implementadas, no âmbito da administração pública.

O Observatório faz da gestão do conhecimento a sua atividade fundante, através do acompanhamento e análise de indicadores da gestão municipal, realização de pesquisas de campo que buscam traçar perfis, a satisfação dos usuários dos serviços públicos e a percepção de bem-estar da população de Fortaleza, assim como a construção de análises baseadas em dados primários das pesquisas, subsidiadas também por dados secundários produzidos por instituições estaduais, federais e do terceiro setor.

Dentre os principais produtos do Observatório da Governança Municipal entre janeiro de 2015 a julho de 2017 estão:

1. Sala Situacional: ambiente físico e virtual tinha como função para dar suporte ao chefe do executivo municipal e seu secretariado no processo de tomada de decisão. Compreendia um sistema completo de Business Inteligence (BI), o aplicativo das Salas Setoriais e o módulo de gerenciamento de postos de saúde. O BI da Sala Situacional da Governança engloba todo o processo de captação, armazenagem, análise e divulgação de informações confiáveis para o prefeito e seu secretariado;

2. Rede de Salas Setoriais: foi desenvolvido com enfoque no armazenamento e monitoramento de dados referentes a resultados finais de programas e ações da prefeitura. As Salas Setoriais eram um ambiente virtual que ofertava aos órgãos setoriais a possibilidade de possuírem um repositório unificado e seguro de dados, permitindo a visualização dessas informações de forma gráfica, buscando aperfeiçoar o processo de reportagem dos resultados dos órgãos municipais;

3. Pesquisas:

3.1. “Converse Conosco”, em parceria com a Ouvidoria da Secretaria da Saúde – SMS. A pesquisa teve como objetivo aferir a satisfação de usuários do SUS em 03 (três) eixos do serviço de saúde: o ambiente (estrutura, tempo de espera, farmácia, enfermagem); o acolhimento (receptividade, atendimento); e o atendimento médico - e 01 (um) eixo de satisfação com o uso de serviços da Prefeitura, totalizando 04 (quatro) eixos;

3.2. “Estudo de Caso: avaliação qualitativa de satisfação escolar da rede municipal”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SME, teve como intuito buscar subsídios que contribuam com o fomento e análise de políticas públicas específicas para o ensino público municipal, tendo como objetivo específico apresentar elementos sobre as escolas de ensino fundamental I e II (5º ao 9º ano) integrantes da Rede Municipal de Ensino, com o foco na análise qualitativa sobre a satisfação dos usuários e participantes da comunidade escolar sobre os serviços da rede de ensino municipal;

“Cadernos do Observatório”: são publicações que tem como finalidade a divulgação das pesquisas, estudos, entrevistas, entre outras reflexões realizadas pelo Observatório, como também difundir o conhecimento produzido por outros Observatórios do Ceará e do Brasil. Foram produzidos os seguintes volumes:

Volume I: “O que é o Observatório da Governança?”;

Volume II: “Governança Municipal em Pauta”;

Volume III: “Desafios da Produção de Conhecimento para a Cidade”;

Volume IV: “Governança Municipal em Análise: um estudo das Areninhas”;

Volume V: “Observatório de Fortaleza: Inaugurando tempos criativos para a cidade”;

Volume VI: “Fortaleza Cidade Criativa do Design”;

Volume VII: “Políticas Públicas para cidades”;

Volume VIII: “A cidade e a pandemia: olhares sobre Fortaleza”;

O Observatório da Governança, agora “Observatório de Fortaleza – Políticas Públicas e Governança Municipal”, contribuiu no Plano Fortaleza 2040 durante o seu período de formulação e busca agora auxiliar em sua implementação, colaborando na efetivação das Câmara Setoriais – colegiado de articulação técnica tendo como objetivo a execução das ações do Fortaleza 2040 –, como também no monitoramento e avaliação das ações dos 34 planos setoriais que contemplam a totalidade do Fortaleza 2040. Dessa forma, o Observatório de Fortaleza busca contribuir nas transformações sociais, políticas, econômicas, culturais, urbanísticas e científicas da cidade, contribuindo para fundamentar a tomada de decisão dos gestores públicos e na orientando a participação da população de Fortaleza nos destinos da cidade.

IV. IPLANFOR

O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) é uma autarquia municipal com o propósito de atuar na Geração do Conhecimento - realização e difusão de estudos e pesquisas sobre Fortaleza e Região Metropolitana, compor diagnósticos, sistematizar e divulgar informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas, infraestruturais para apoiar o planejamento integrado do município, onde se inclui a integração com os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas - monitorar a execução e avaliar resultados dos planos, programas, serviços prestados à comunidade e projetos realizados pelo executivo municipal, bem como das políticas públicas estabelecidas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana, da prestação de serviço público, visando a efetividade das ações do Município de Fortaleza.

Articulação do Planejamento Estratégico e Participativo - promover a integração de diversos planos setoriais, programas e projetos estratégicos propostos pelos diversos órgãos e entidades do executivo municipal e devido alinhamento aos objetivos estratégicos e políticas públicas de desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental para a cidade de Fortaleza.

Fomento de Iniciativas Inovadoras: fomentar iniciativas inovadoras que exijam o envolvimento de múltiplos setores em seu trato e que promovam a melhoria da governança municipal e ampliação da efetividade das políticas públicas.

Superintendente
Élcio Batista

Diretoria do Observatório de Governança Municipal
Elisângela Nogueira Teixeira

Diretoria de Planejamento
Laura Janka

Diretoria do Sistema de Informações
Ana Cláudia Teixeira

Diretoria Administrativa Financeira
Conceição Cidrack

Tour Virtual