Carregando...

O Que Fazemos

Início /  O Que Fazemos

A "Sociedade em Rede" na qual vivemos é caracterizada pela velocidade crescente da produção e circulação de informações. Buscando produzir e difundir conhecimento para a formulação e a gestão estratégica de políticas públicas, a Prefeitura consolida o seu Instituto de Planejamento (IPLANFOR) como Órgão da Inteligência Municipal e o Observatório de Fortaleza como um hub informacional. Hubs são ambientes inspiradores que conectam Redes de Conhecimento, produzindo e difundindo informações confiáveis para fundamentar a tomada de decisão dos gestores públicos e orientar a participação da população de Fortaleza nos destinos da cidade.

POLÍTICAS PÚBLICAS E O PLANO FORTALEZA 2040

As políticas públicas se expressam através de programas e ações produzidos pelos governos e pela sociedade, com vistas à solução de problemas e ao incremento da qualidade de vida da população e à redução da desigualdade. Diante do desafio da Governança do Plano Fortaleza 2040, a pergunta “Como estamos governando?” vem animando os debates acerca da ampliação dos espaços de participação social nas gestões das cidades, em todos os continentes.

Por outro lado, observatórios vêm se multiplicando e ganhando prestígio nas sociedades democráticas como entidades capazes de produzir dados específicos sobre uma determinada realidade social, onde, muitas vezes os institutos de pesquisas oficiais não alcançam. Sua contribuição para a construção e consolidação de uma “cidadania urbana” vem ganhando destaque ao estimular populações, ao redor do mundo, a assumirem seu protagonismo nos destinos das cidades.

Os planos de longo prazo estão diretamente conectados com as escolhas que gestores e sociedade civil fazem para alcançar objetivos que irão contribuir para o bem viver nas cidades, sempre levando em conta a dinamicidade das cidades grandes e seus desafios, por isso mesmo a contribuição dos observatórios se faz relevante, pois acompanham de perto as mudanças e novas demandas ao produzirem dados confiáveis que irão guiar as escolhas dos gestores públicos.

ESTUDOS E PESQUISAS

A Diretoria do Observatório da Governança Municipal (DIOBS), dentre as suas atribuições, tem como objetivo realizar estudos e pesquisas científicas, socioeconômicas e urbanísticas de interesse público, de forma a melhor qualificar as ações das diversas secretarias municipais envolvidas na governança municipal, bem como interpretar o que é produzido pela sociedade civil e que impacta diretamente nas políticas públicas municipais.

Para tanto, a Gerência de Estudos e Pesquisas (GESPE) realiza pesquisas, oportunizando o monitoramento, avaliação e aprimoramento de diversos projetos e ações realizadas e/ou idealizadas pela gestão municipal.

Os insumos, resultantes das análises realizadas pelas pesquisas, foram empregados em diversas ações e projetos realizados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, como é o caso do projeto de Requalificação da Avenida Monsenhor Tabosa; aprimoramento dos serviços prestados nos terminais de ônibus, através da empresa Socicam; implementação dos projetos-piloto do Hub Zona Azul e do Cinema nos Terminais.

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Avançando na construção de projetos capazes de desenvolver novas alternativas de diálogo entre governo e sociedade, para o pensar e agir na Cidade, o Observatório de Fortaleza atua como um espaço de debates e reflexões de grupos com interesses, visões e narrativas as mais diversas

Ao acolher pesquisadores de universidade públicas e privadas locais e de outros estados, pesquisadores, coletivos, turistas, estudantes, crianças, lideranças sociais, políticos, empresários, gestores públicos e privados e, sobretudo, fortalezenses, o Observatório vem se tornando um dos valiosos equipamentos turístico-culturais da Cidade, além de se firmar como um think thank, um centro de reflexão estratégico para as políticas públicas municipais.

Afinado com sua Visão de Futuro, vem trabalhando na construção e consolidação de um hub de observatórios setoriais, a Rede Observa CE. Essa rede deverá contribuir, a médio prazo, para uma maior e melhor governança do Plano Fortaleza 2040

Observatório de Fortaleza - O Que Fazemos Governança

Governança

É tarefa do Observatório de Fortaleza produzir indicadores capazes de demonstrar a eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas municipais, em consonância com o Plano Fortaleza 2040.

A Governança diz respeito à natureza e à qualidade da gestão das políticas públicas. Toda sociedade é constituída por indivíduos, grupos e comunidades cujos anseios estão em constante disputa. A Governança será exitosa quando gestores e sociedade se articularem de forma democrática, superando seus próprios interesses, para a construção da cidadania e do bem comum.

EVENTOS

O Observatório de Fortaleza realiza encontros que promovem um fluxo constante de ideias e trocas de experiências entre a sociedade civil e a gestão municipal, no intuito de contribuir para a qualificação das políticas públicas municipais, por meio do diálogo permanente sobre a gestão da cidade em todas as suas áreas de alcance.

Na sua sede no Centro de Fortaleza ou nas redes sociais, as rodas de conversa, seminários e palestras do Observatório buscam potencializar a governança da Cidade, com foco no acompanhamento da execução das ações do Plano Fortaleza 2040, estimulando a participação da população para que compreenda e acompanhe de perto a realização das políticas públicas municipais.

REDES SOCIAIS

Abrindo um canal de comunicação direta com a sociedade, as páginas do Observatório de Fortaleza no Instagram e no Facebook mantêm um fluxo atualizado de informações sobre a programação do Observatório, as ações e pesquisas de outros observatórios municipais, estaduais e internacionais, além de notícias e dados sobre as principais pautas que desafiam a administração das cidades.

No canal do YouTube, é possível acompanhar em tempo real ou assistir às gravações das principais atividades do equipamento, como as Tardes no Observatório, os Webinars e as lives #ObservatóriosEmRede Ao Vivo!

Tour Virtual