Carregando...

Caderno

Início /  Caderno
Revista VIII

Artigo

Observatório de Fortaleza como instrumento de aprendizagem para estudantes da área do turismo e afins

Visualizar Artigo

Autores

Ana Samary Sergio Costa

Referências

BENI, Mario C. Análise Estrutural do Turismo. 14. ed. São Paulo: Senac, 1998.

BRAGA, Gustavo. Quem é o turismólogo? 2016. (On-line). Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6181-quem--%C3%A9-o-turism%C3%B3logo.html . Acesso em: 05 maio 2020.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 maio 2020.

BRASIL. Ministério do Turismo. Cadernos e Manuais de Segmentação. Marcos Conceituais – Ano de 2006. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2006. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/marcos_conceituais.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

_____________. Plano Nacional do Turismo 2018 – 2022: mais emprego e renda para o Brasil. Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2018. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/images/pdf/PNT_2018-2022.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRAZ, Paula Bessa. Observatórios: modos de conhecer. Observatório de Governança Municipal de Fortaleza. s. d. (On-line). Disponível em http://repositorio.unisinos.br/ihu/v-seminario-os.bservatorios/19-braz-observatorio-conhecer.pdf. Acesso em: 21 abr. 2020.

FORTALEZA. Instituto de Planejamento de Fortaleza. Prefeitura Municipal de Fortaleza. Plano Fortaleza 2040. 2020. Disponível em: https: //fortaleza2040.fortaleza.ce.gov.br/site. Acesso em : 25 fev. 2020.

____________. Instituto de Planejamento de Fortaleza. Prefeitura Municipal de Fortaleza. Quem somos. 2020. Disponível em: http://observatoriodefortaleza.fortaleza.ce.gov.br/quemsomos . Acesso em: 25 fev.2020.

____________. OBSERVATÓRIO DE FORTALEZA. Tardes no Observatório. Fortaleza, 2020. Instagram: @observatoriodefortaleza. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B5Aj1xGF5nB/. Acesso em: 21 abr.2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HALLAL, Dalila Rosa; MULLER, Dalila; GARCIA, Tania Elisa Morales; RAMOS, Maria da Graça Gomes. O contexto de criação dos cursos de bacharelado em turismo no Brasil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITÁRIA EN AMÉRICA DEL SUR, 10, 2010. Anais [...]. Mar del Plata:UFSC, 2010. p. 1-14.

OBSERVATÓRIO DE TURISMO E EVENTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO (São Paulo). São Paulo Turismo. Quem somos. Disponível em: http://www.observatoriodoturismo.com.br/quem-somos/. Acesso em: 5maio 2020.

PONTE, João Pedro; MATOS, J. F.; GUIMARÃES, H. M., LEAL. L. C., CANAVARRO, A. P. O processo de experimentação dos novos programas de Matemática: Um estudo de caso. Lisboa: IIE, 1991.

SEMENSATO, Clarissa. O surgimento dos Observatórios de Cultura e de Políticas Culturais: Reflexões iniciais para construção de tipologias. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, Rio de Janeiro, v. 5, n. 8, p. 55-66, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/10401/7240. Acesso em: 05 maio 2020.

SOARES, Lilian Campos; FERNEDA, Edilson; PRADO, Hércules Antônio. Observatório: um levantamento do estado do conhecimento. Journal of Information Studies: Research Trends. v. 12, n. 3, p.86-p.110, 2018. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7958/5333 . Acesso em: 25 fev. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZANELLI, J. C. Pesquisa qualitativa em estudos da gestão de pessoas. Estudos de Psicologia, v. 7, p. 79 - 88, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-294X2002000300009&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 maio 2020.

Capa do Artigo
Edição Cadernos do Observatório - Vol. VIII

Publicação 2020

Logo do Iplanfor

Instituto de Planejamento de Fortaleza

Rua Vinte e Cinco de Março, 268 – Centro
Fortaleza/CE – CEP: 60060-120

(85) 3105-1283

cadernosdoobservatorio
@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br

Equipe Editorial

Conselho Editorial
Carla Camila Girão Albuquerque - UNIFOR
Eduardo Galdino de Souza - UniFANOR
Francisca Dalila Menezes - IPLANFOR
Gersica Vasconcelos Goes - IPLANFOR
Hermano José Batista de Carvalho - UECE
Krishna Ribeiro Gomes - UFC
Lara Denise Oliveira Silva - UECE
Maria Gabrielle Sousa de Santana - IPLANFOR
Sâmia Paiva de Oliveira Moraes - IFCE
Raquel Dantas do Amaral - UFC
Thiago Leite de Alencar - IFPI
Victor Pereira do Nascimento Santos - IPLANFOR

Comitê Editorial
Antônio Paulo de Hollanda Cavalcante - UFC
Elisângela Teixeira Nogueira - IPLANFOR
Francisca Dalila Menezes Vasconcelos - IPLANFOR
Maria Gabrielle Sousa de Santana - IPLANFOR

Revisão
Bruna Luyza Forte Lima Oliveira - IPLANFOR

Projeto gráfico, formatação e diagramação
Maria Evilene Avelino da Silva - IPLANFOR

Autor Corporativo

Nome
Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR)

Endereço
R. Vinte e Cinco de Março, 268 - Centro, Fortaleza - CE, 60060-120

Periodicidade Anual

Histórico do Conselho Editorial

Ano Conselho Editorial Instituição
2015 Ademar Assaoka Iplanfor
Jorge Washington Laffite
Luiz Santos
Paula Bessa
2016 Ademar Assaoka Iplanfor
Jorge Washington Laffit
Paula Bessa
2017 Ademar Assaoka Iplanfor
Cláudia Sousa Leitão
Graça Lessa
Joseline Veras
2018 Ademar Assaoka Iplanfor
Cláudia Sousa Leitão
Graça Lessa
Joseline Veras
2019 Cláudia Sousa Leitão Iplanfor
Graça Lessa
Joseline Veras
2020 Cláudia Sousa Leitão Iplanfor
Joseline Veras
Louise Ferreira Gomes
2021 Carla Camila Girão Albuquerque UNIFOR
Eduardo Galdino de Souza UniFanor
Francisca Dalila Menezes Iplanfor
Gersica Vasconcelos Goes Iplanfor
Hermano José Batista de Carvalho UECE
Krishna Ribeiro Gomes UFC
Lara Denise Oliveira Silva UECE
Maria Gabrielle Sousa de Santana Iplanfor
Sâmia Paiva de Oliveira Moraes IFCE
Raquel Dantas do Amaral UFC
Thiago Leite de Alencar IFPI
Victor Pereira do Nascimento Santos Iplanfor

Histórico do Caderno

O primeiro volume da revista Cadernos do Observatório, publicado em 2015, aborda o próprio conceito base da governança urbana a partir da criação de um Observatório da Governança Municipal em Fortaleza.

Nos anos que seguiram, a partir do volume 3, expandiu esse escopo para outras questões referentes aos “Desafios da produção de conhecimento para a cidade”; à inauguração do espaço físico do Observatório de Fortaleza, que inicia também o processo de monitoramento do Plano Fortaleza 2040 (Volume 4 - Observatório de Fortaleza: inaugurando tempos criativos para a cidade); à vocação assumida por Fortaleza para ser uma Cidade Criativa do Design (Volume 6 - Fortaleza Cidade Criativa do Design); reflexões sobre políticas em implementação (Volume 7 - Políticas públicas para cidades), até as consequências da pandemia da Covid-19 na percepção da população sobre a cidade (Volume 8 - A cidade e a pandemia: olhares sobre Fortaleza).

Identificada como publicação técnica (NBR 6023) e indexada nos padrões internacionais (ISSN: 2595-2986), a revista Cadernos do Observatório segue o seu propósito, há 9 anos, de difundir conhecimento sobre temas relacionados a políticas públicas e governança municipal produzidos por pesquisadores dos setores público e privado. Espera-se que tais reflexões venham a contribuir para um maior engajamento dos cidadãos no esforço empreendido pela Prefeitura de Fortaleza em realizar as transformações necessárias na construção da cidade projetada pelo Plano Fortaleza 2040: uma cidade de oportunidades para todos.

Sobre o Caderno

O Instituto de Planejamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza (Iplanfor), publica, desde 2015, a revista Cadernos do Observatório, publicação anual de trabalhos científicos originais e inéditos. O objetivo da publicação é difundir conhecimento sobre temas relacionados a políticas públicas e governança municipal produzidos por pesquisadores dos setores público e privado. A revista é indexada com ISSN Impresso: 2595-2986 e ISSN Online: 2764-8672, enquadrando-se de acordo com a classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b), como publicação técnica.

Revista Atual
Observatório de Fortaleza - Cadernos do Observatório

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos devem ser enviados após rigorosa revisão do texto final do artigo, pois não está incluído no processo de revisão por pares a revisão de texto. Artigos que não estiverem de acordo com a formatação exigida não passarão para a fase (3) de avaliação por pares.

Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) declara(m) que seu(s) trabalho(s) cumpre(m) com as exigências da ética em pesquisa relativa à instituição à qual é(estão) vinculado(as), mesmo que se trate de instituição estrangeira. Os princípios éticos em pesquisa estão relacionados a dados sobre seres humanos, por isso é importante observar essa exigência. Os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos. O(s) autore(s) deve(m) declarar que não estão submetendo o trabalho a outra publicação concomitantemente, assim como deve(m) apresentar no e-mail de submissão do artigo, além do documento principal, os seguintes anexos:

  • a) Carta de apresentação do trabalho (ver modelo no Anexo I) em uma lauda, em que o(s) autor(es) apresentam brevemente o trabalho e declara(m) que a contribuição é original;
  • b) Declaração de revisão textual (assinada por um dos autores ou por revisor - ver modelo no Anexo II);
  • c) Declaração de atendimento às exigências dos comitês de ética em pesquisa e número do parecer consubstanciado (se aplicável);
  • d) Carta de anuência de cada autor (quando houver mais de um autor) em que declaram concordar com a publicação deste trabalho.

A revista classifica as submissões avaliadas de acordo com as seguintes seções:

Artigos

Textos que contenham relatos completos inéditos de estudos ou pesquisas concluídas e colaborações assemelhadas.

Relatos e Experiências

Comunicações e descrições de atividades realizadas por sistemas, serviços ou unidades de informação.

Revisões de Literatura

Análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.

Política de Acesso Livre

É permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material publicado, de forma literal ou adaptada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessa obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à publicação original.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não são cobradas taxas de assinatura, submissão, avaliação, edição ou publicação.

Periodicidade

A revista Cadernos do Observatório é uma publicação anual, sendo uma edição inédita e uma edição especial, que abordará temáticas de interesse da gestão municipal em curso. Normalmente, o primeiro número é publicado no período de janeiro a abril.

Submissões

O arquivo com o artigo deve ser enviado em formato .docx ou .tex para o e-mail cadernosdoobservatorio@iplanfor.fortaleza.ce.gov.br juntamente com os arquivos individuais das figuras, tabelas, quadros, imagens ou qualquer outra ilustração presente no artigo em formato .png ou .jpeg. É importante que os(as) autores(as) atentem para as normas de submissão e formatação dos trabalhos definidos pela Chamada de trabalhos e o Template de artigo disponíveis para download nos links a seguir:

Chamada de Trabalhos

Não há chamadas de trabalho disponíveis no momento.

Template

Baixe aqui o Template de Artigo Científico.

Template Artigo Científico
Tour Virtual