Coordenado por

Elisângela Nogueira Teixeira

Victor Pereira Do Nascimento Santos

Edição

Elisângela Nogueira Teixeira

Autores principais

Elisângela Nogueira Teixeira

José Élcio Batista

Victor Pereira Do Nascimento Santos

Equipe de pesquisa

Anderson Passos Bezerra

Ellen Garcia da Silveira

Maria Gabrielle Sousa de Santana

Rômulo Andrade da Silva

Coordenação de dados

Victor Pereira Do Nascimento Santos

Análise Estatística

Anderson Passos Bezerra

Rômulo Andrade da Silva

Victor Pereira Do Nascimento Santos

Diagramação

Elisângela Nogueira Teixeira

Maria Evilene Avelino da Silva

Revisão

Elisângela Nogueira Teixeira

Imprensa

Rayana Vasconcelos da Costa

Rebecca Fontes Martins Leitão

Suporte técnico

Ana Cláudia de Vasconcelos Teixeira

Augusto César de Sousa Feitosa

Jessé do Nascimento Pereira

Design

Miligrama (Edição)

Elisângela Nogueira Teixeira

Realização


Diretoria do Observatório de Governança Municipal

Instituto de Planejamento de Fortaleza

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Colaboração


Centro Cultural Bom Jardim

Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Gabinete do Vice-Prefeito de Fortaleza

Instituto Dragão do Mar

Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos

íris - Laboratório de Inovação e Dados do Estado do Ceará

Citinova - Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza

Secretaria Especial de Políticas Públicas de Juventude

Secretaria Estadual de Educação

Secretaria Municipal da Educação

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico

José Sarto Nogueira Moreira

Prefeito de Fortaleza


José Élcio Batista

Vice-Prefeito de Fortaleza


Renato Carvalho Borges

Secretário Chefe do Gabinete do Prefeito

Renato César Pereira Lima

Secretário Municipal de Governo

Fernando Antônio Costa De Oliveira

Procurador Geral do Município

Maria Christina Machado Publio

Secretária Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município

Luis Eduardo Soares de Holanda

Secretário Municipal da Segurança Cidadã

Flávia Roberta Bruno Teixeira

Secretária Municipal das Finanças

Marcelo Jorge Borges Pinheiro

Secretário Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão

Antonia Dalila Saldanha de Freitas

Secretária Municipal da Educação

Ana Estela Fernandes Leite

Secretária Municipal da Saúde

Samuel Antonio Silva Dias

Secretário Municipal da Infraestrutura

Ferruccio Petri Feitosa

Secretário Municipal da Conservação e Serviços Públicos

Ozires Andrade Pontes

Secretário Municipal do Esporte e Lazer

Rodrigo Nogueira Diogo de Siqueira

Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico

Luciana Mendes Lobo

Secretária Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente

Alexandre Pereira Lima

Secretário Municipal do Turismo de Fortaleza

José Ilário Gonçalves Marques

Secretário Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

Francisco Adail de Carvalho Fontenele

Secretário Municipal de Desenvolvimento Habitacional

Elpídio Nogueira Moreira

Secretário Municipal da Cultura

Davi Gomes Barroso

Secretário Municipal da Juventude

João De Aguiar Pupo

Secretário Municipal da Gestão Regional

Glossário


Atendimento Educacional Especializado.
Classificação de área dos cursos conforme a Classificação Internacional Normalizada da Educação – Cine (International Standard Classification of Education – Isced), instrumento produzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Atividades que vão além do currículo escolar, para auxiliar com o aprendizado dos alunos através de aplicações práticas. As atividades complementares, que tiveram dados coletados para análise, encontram-se nas seguintes áreas: 1. Cultura, artes e educação patrimonial; 2. Esporte e lazer; 3. Acompanhamento pedagógico; 4. Educação em direitos humanos; 5. Promoção da saúde; 6. Iniciação científica; 7. Educação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia solidária e criativa/educação econômica (educação financeira e fiscal); 8. Comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica; 9. Memória e história das comunidades tradicionais.
Agência internacional que atua auxiliando países em desenvolvimento, através de financiamentos e compartilhamento de conhecimento, com o objetivo de reduzir pobrezas e desigualdades.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Autarquia do Ministério da Educação.
Tipo da Categoria Administrativa da IES: 1. Pública federal; 2. Pública estadual; 3. Pública municipal; 4. Privada com fins lucrativos; 5. Privada sem fins lucrativos; 6. Privada - particular em sentido estrito; 7. Especial; 8. Privada comunitária; 9. Privada confessional.
Censo da Educação Superior.
Chancela é um selo ou carimbo de autencidade, que tem o objetivo de validar, reconhecer, documentos e títulos no mais alto grau.
Título concedido pela UNESCO para cidades que usam a criatividade como estratégia para o desenvolvimento urbano sustentável. Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativa (UNESCO Creative Cities Network - UCCN) serve como uma plataforma, que promove a cooperação entre cidades para implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Vinculação administrativa da unidade de ensino com ente público conforme definição dos microdados do Inep: federal, estadual, municipal ou privada.
Alunos que têm dois ou mais anos de atraso escolar.
É estruturada nas etapas que englobam a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; e também tem modalidades como a Educação de Jovens Adultos (EJA) e a Educação Profissional.
Cursos que habilitam para o exercício de profissões, destinados a pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Se encontram nos eixos: 1. Ambiente e saúde; 2. Desenvolvimento educacional e social; 3. Controle e processos industriais; 4. Gestão e negócios; 5. Turismo, hospitalidade e lazer; 6. Informação e comunicação; 7. Infraestrutura; 8. Militar; 9. Produção alimentícia; 10. Produção cultural e design; 11. Produção industrial; 12. Recursos naturais, 13. Segurança.
Tem a finalidade de preparar a pessoa para o exercício da profissão, e abrange cursos de habilitação técnica e tecnológica, de qualificação, e de pós-graduação com a formação inicial e continuada (FIC).
Educação de alto grau acadêmico (bacharelado, licenciatura, tecnológico), produzida em universidades, faculdades, institutos politécnicos.

Estrutura de organização da educação profissional e tecnológica, considerando as diferentes matrizes tecnológicas nele existentes, por meio das quais são promovidos os agrupamentos de cursos nos Catálogos Nacionais de Cursos Técnicos e Superiores de Tecnologia.

Educação de jovens e adultos.
Organizações sem fins lucrativos que voltam suas atividades às causas de problemas sociais e de direitos humanos, de forma voluntária.
Educação profissional técnica de nível médio.

Formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Cursos de carga horária com menos de 160h, que se encontram da forma: de livre oferta, cursos especiais, abertos à comunidade. Eles oferecem a formação inicial e continuada ou qualificação profissional (FIC), que capacitam, aperfeiçoam e atualizam os profissionais de todos os níveis de escolaridadde.
Formas legalmente previstas pela LDB para oferta dos cursos técnicos: articulado ao ensino médio, nas formas integrada e concomitante; e subsequente ao ensino médio. A forma articulada integrada pode ser associada ao ensino médio regular ou ao ensino médio para jovens e adultos (EJA). Para efeito da variável “forma de oferta”, serão utilizadas as seguintes categorias: técnico integrado; técnico concomitante; técnico subsequente; técnico integrado EJA-EM; e normal magistério.
Grau dos cursos superiores de graduação, conforme definição da base de dados do Inep: bacharelados, licenciaturas e tecnológicos, e dos programas de pós-graduação lato sensu – especialização – e stricto sensu – mestrado e doutorado – acadêmicos ou profissional. Para efeito da variável “grau acadêmico”, serão utilizadas as seguintes categorias: bacharelado; licenciatura; tecnológico; mestrado acadêmico; mestrado profissional; doutorado acadêmico; e doutorado profissional.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Instituição de Ensino Superior.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Original do idioma inglês, entende-se como uma espécie de epifania, um momento de clareza que surge e permite a compreensão com mais clareza de um determinado assunto.
Que faz parte naturalmente, da essência de alguém ou algo.
Instituições privadas de ensino superior.
Vínculo de um determinado aluno a um curso e unidade de ensino num período letivo.

Ministério da Educação.
Cursos de pós-graduação que qualificam profissionalmente para o exercício da prática profissional avançada.
Derivado da palavra método, é o caminho, processo, usado para atingir uma finalidade, gerando conhecimento.
Modalidade de oferta: presencial ou a distância.
Classificação das instituições de ensino superior conforme definição dos microdados do Inep: universidades, centros universitários, faculdades, institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets).
Documento que pode ser exibido em um navegador web como: Google Chrome, Firefox ou Safari.
Análise ampla e detalhada de um estudo.

Produto Interno Bruto.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
Classificação que ordena os objetos de estudo seguindo critérios específicos.
Rede de ensino com características próprias, conforme legislação específica à qual a unidade de ensino está vinculada. Exemplos: Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, redes estaduais de ensino, sistemas nacionais de aprendizagem e instituições privadas de ensino superior.
Linguagem da programação com a finalidade de dar instruções a programas em um computador para executar tarefas.
Série estatística simples no qual o fato observado se permanece fixo e o tempo é a variável.
Software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. De forma geral, significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.

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Número de matrículas (Série Histórica)

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Número de matrículas segundo a zona residencial (Série Histórica)

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Taxa de distorção idade/série por etapa de ensino

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Total de matrículas por etapa de ensino

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Taxa de distorção idade-série (Série Histórica)

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A taxa de distorção idade-série mostra a porcentagem dos alunos matriculados que têm idade pelo menos 2 anos maior do que a idade esperada para aquela série.

Total de matrículas de alunos portadores de deficiência (Série Histórica)

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Número de escolas (Série Histórica)

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Número de escolas segundo a oferta de etapa de ensino

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Número de escolas segundo o porte (Série Histórica)

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Porte da escola

O porte da escola é definido pelo número de matrículas de escolarização, em seis categorias (até 50 matrículas, de 51 a 150 matrículas, de 151 a 300 matrículas, de 301 a 500 matrículas, de 501 a 1000 matrículas e mais de 1000 matrículas. Assume-se que escolas que atendem mais alunos são mais complexas.

Número de docentes (Série Histórica)

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Número de docentes segundo a escolaridade (Série Histórica)

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Pirâmide etária dos docentes

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Número de docentes por cor/raça

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Quantidade de cursos por eixo tecnológico

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Quantidade de matrículas por eixo tecnológico

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Quantidade de cursos mantidos pelo sistema S

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Quantidade de cursos por eixo tecnológico (Série Histórica)

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Quantidade de matrículas por eixo tecnológico (Série Histórica)

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Total de matrículas por etapa de ensino

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Total de matrículas por cor/raça

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Pirâmide etária dos matriculados por sexo

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Distribuição geográfica das instituições de educação profissional

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Lista das escolas

Quantidade de cursos por organização acadêmica (Série Histórica)

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Quantidade de cursos por área geral

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Quantidade de cursos por categoria administrativa (Série Histórica)

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Quantidade de discentes por organização acadêmica (Série Histórica)

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Quantidade de discentes por sexo (Série Histórica)

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Quantidade de discentes por faixa etária

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Quantidade de discentes por categoria administrativa (Série Histórica)

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Quantidade de discentes por cor/raça (Série Histórica)

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Distribuição geográfica das IES

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Lista das IES

Número de docentes por categoria administrativa (Série Histórica)

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Número de docentes por sexo (Série Histórica)

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Número de docentes por organização acadêmica (Série Histórica)

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