Carregando...

Rede de Conhecimento

Início /  Rede de Conhecimento

A "Sociedade em Rede" na qual vivemos é caracterizada pela velocidade crescente da produção e circulação de informações. Buscando produzir e difundir conhecimento para a formulação e a gestão estratégica de políticas públicas, a Prefeitura consolida o seu Instituto de Planejamento (IPLANFOR) como Órgão da Inteligência Municipal e o Observatório de Fortaleza como um hub informacional. Hubs são ambientes inspiradores que conectam Redes de Conhecimento, produzindo e difundindo informações confiáveis para fundamentar a tomada de decisão dos gestores públicos e orientar a participação da população de Fortaleza nos destinos da cidade.

POLÍTICAS PÚBLICAS E O PLANO FORTALEZA 2040

As Políticas Públicas se expressam através de programas e ações produzidos pelos governos e pela sociedade, com vistas à solução de problemas e ao incremento da qualidade de vida da população.

O principal conjunto de Políticas Públicas da gestão municipal, construído coletivamente com os fortalezenses, é o Plano Fortaleza 2040, constituído de sete eixos estratégicos, a serem implementados no curto, médio e longo prazo:

1 - Equidade Territorial, Social e Econômica;
2 - Cidade Conectada, Acessível e Justa;
3 - Vida Comunitária, Acolhimento e Bem-estar;
4 - Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento;
5 - Qualidade do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais;
6 - Dinamização Econômica e Inclusão Produtiva; e
7 - Governança Municipal.

DIÁLOGOS

Observatórios são espaços produtores de sinergia entre ideias e visões de mundo. Uma de suas tarefas é a de produzir debates, encontros, seminários e reflexões para influenciar grupos de interesse, com ênfase nas políticas públicas e na governança municipal. Por isso, o Observatório de Fortaleza é um think tank que acolhe a diversidade das representações sociais, produzindo e difundindo conhecimento sobre temas estratégicos da cidade. Através de Diálogos com gestores, lideranças, pesquisadores, experts, estudantes, ativistas, formadores de opinião, entre outros interessados, o Observatório de Fortaleza contribui efetivamente para gestão municipal. Ao mesmo tempo o Observatório é uma organização formada por especialistas que produzem estudos, pesquisas, diagnósticos, análises e reflexões que são importantes para a gestão estratégica da cidade. Nesse sentido, realiza parcerias com universidades, institutos de pesquisa, organizações públicas e privadas e demais observatórios, em sua tarefa de produzir, difundir e dar acesso às informações e ao conhecimento.

ACERVO DIGITAL DE FORTALEZA

O Acervo Digital de Fortaleza tem como objetivo reunir e disseminar documentos com informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas, infra estruturais, de mobilidade urbana, histórica, dentre outras.

O Acervo possui atualmente 14.104 documentos catalogados para pesquisa distribuídos em oito categorias:

Categorias de documentos do Acervo
Estudos e Pesquisas Planos Diretores
Leis e Normas Iconografia
Planos Setoriais Cartografia
Hemeroteca Projetos

Dentre os tipos de documentos existentes temos: Artigos, Atlas, Boletins, cadernos técnicos, decreto, documentários, fotografias, livro, Manual, mapas, periódicos, relatórios, entre outros tipos. Possuímos 52 temas de pesquisa nas mais diversas áreas.

FORTALEZA EM MAPAS

O site Fortaleza em Mapas tem como objetivo reunir em um só ambiente informações georreferenciadas da cidade. Dados sobre assentamentos precários, saúde, patrimônio histórico cultural, demografia, saneamento, renda média da população, entre outros, podem ser observados no mapa do território de Fortaleza nas divisões dos limites das sete Regionais ou entre os 119 bairros.

Governança

A Governança diz respeito à natureza e à qualidade da gestão das políticas públicas. Toda sociedade é constituída por indivíduos, grupos e comunidades cujos anseios estão em constante disputa (imagem com várias pessoas e prédios diferentes: escola, hospital, banco, prefeitura, etc). A Governança será exitosa quando gestores e sociedade se articularem de forma democrática, superando seus próprios interesses, para a construção da cidadania e do bem comum.

E o papel do observatório?

IDENTIFICA E CAPTA + ANALISA + INTERPRETA DADOS E INFORMAÇÕES = DIFUNDIR CONHECIMENTO.

IDENTIFICA E CAPTA +

ANALISA +

INTERPRETA DADOS E = INFORMAÇÕES

DIFUNDIR CONHECIMENTO